domingo, 29 de setembro de 2013

Abertura - Saramandaia


Saramandaia, que terminou dia 27, foi um remake da obra originalmente televisionada em 1976, escrita por Dias Gomes. A novela foi um marco para a época por mostrar uma nova linguagem para novelas: o realismo fantástico.




Personagens com características sobre-humanas eram retratados de uma forma exótica. Quem nunca viu alguém que levava duas vidas, garotas fogosas, gente avoada...?

Seja um professor-lobisomem, um homem que literalmente quase põe o coração pela boca, a garota que, quando esquenta a relação, esquenta também o corpo, o ex-prefeito carrancudo que espirra formigas saúvas, aquela que come tanto que explode, e ainda o jovem receoso de seu mais precioso dom: um par de asas em suas costas.

Em total contradição à abertura de 1976, a atual ilustra todas as bizarrices curiosas da cidade fictícia: Bole-Bole (posteriormente Saramandaia). o professor Aristóbulo que vira lobisomem, Dona Redonda que explode de tanto comer, Zico Rosado que põe formigas pelo nariz, Candinha Rosado e Tibério Vilar que, vivendo um romance proibido, viram árvore ao se reencontrarem, e João Gibão, que tem seu par de asas escondidos em uma corcuda.

Houve aqueles que discordaram da trilha de abertura, que era instrumental ao invés de ser "Pavão Misterioso", trilha da 1ª versão. A música permaneceu na trilha da novela, o que seria bastante insensato se não ocorresse, até porque a música é um marco da novela.

Mas convenhamos, a abertura bastante animada e com movimento não combinaria bem com "Pavão Misterioso", não é mesmo?

O logotipo não poderia ser outro a não ser o original, porém com mais cor e uma posição diferente.

O que peca na abertura? Já percebeu que os créditos possuem a mesma fonte utilizada em uma outra novela? Prestem bem atenção...

É ótimo ver que a Globo deixou de lado (finalmente) a GloboFace em créditos de abertura das novelas, porém é preciso rever melhor os conceitos e utilizar uma variedade maior, de uma forma que não pareça enjoativo, e pior, ilegível.












(P.S.: perdoem a qualidade do vídeo, no YouTube não achei nenhum em tela cheia que não fosse rápido demais, lento demais ou montagem com o Pavão Misterioso :P )

Nenhum comentário: